top of page
  • Foto do escritorAnna I. B. Tiveron

Vantagens de ser italiano !

As vantagens de se ter o passaporte vermelho são inúmeras e eu vou contar para vocês quais são elas !!

A maior e mais importante de todas elas é ser um cidadão europeu e poder assim morar em qualquer país da União Européia. O direito de ir e vir em toda a Europa sem visto e com possibilidade de moradia é um bem imensurável.


Além disso você pode se candidatar para estudar em grandes universidades pagando mensalidades muito inferiores às brasileiras. Mestrado, Doutorado, cursos de especialização.


O cidadão italiano pode trabalhar legalmente na Europa e receber em Euro, sem ter que pagar impostos no Brasil.


O passaporte italiano é o quarto passaporte mais forte do mundo e com ele você tem acesso liberado em 187 países. O ranking foi produzido pela Henley & Partners, empresa que elabora todos os anos, há mais de uma década, a lista dos passaportes com base em dados recolhidos junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo.


E os benefícios não param por aí, os italianos mesmo residentes no Brasil podem contribuir na Itália e assim receber a aposentadoria nos dois países.


Além disso tudo, os italianos contam com um dos 10 melhores sistemas de saúde do planeta e é inteiramente gratuito.


Agora vamos aos deveres de um Cidadão Italiano no Exterior. O único dever que de fato um cidadão italiano residente no exterior tem é o de manter o AIRE atualizado. Você tem o dever legal de informar ao consulado possíveis mudanças de endereço, nascimento de filhos, casamento, divórcios, separações e óbitos.


Os homens não são mais obrigados ao alistamento militar desde 2005 e o voto é facultativo !!!


Você tem vontade de reconhecer sua Cidadania Italiana e usufruir de tudo isso ?

Nós estamos aqui para te ajudar a realizar este sonho !








bottom of page